Reforço no Parque Verde do município de Faro contou com um investimento de 39.617,50 euros.
A Câmara Municipal de Faro adjudicou o fornecimento de mais 375 árvores para reforço dos trabalhos de reflorestação, que se levam a cabo nas zonas verdes do concelho, na passada segunda-feira, dia 7 de junho.
O contrato, celebrado com a empresa Viveiros do Cardal, contempla o fornecimento de 100 lodões (celtis australis), 20 jacarandás (jacaranda mimosifolia), 75 olaias (cercis siliquastrum), 50 ameixeiras do jardim (prunus cerasifera), 70 extremosas (lagerstroemia indica), 40 tipuanas (tipuana tipu) e ainda 20 laranjeiras azedas (citrus aurantium).
As espécies, segundo a autarquia de Faro «foram escolhidas em função das características apresentadas, de modo a que a sua integração no meio urbano se faça harmoniosamente, sem dificultar a circulação e a mobilidade pedonal».
Outro aspeto tido em conta «foi o sistema radicular das espécies – procuraram-se árvores cujas raízes não provoquem danos nos pavimentos, muros e mobiliário urbano circundante, em respeito pelas características de cada zona do concelho».
Os trabalhos estão previstos iniciarem-se nas próximas semanas e vão consistir na plantação das 375 árvores nas zonas onde existem caldeiras vazias e cepas de tronco, substituindo os exemplares arbóreos que se têm vindo a perder nos últimos anos.
Ao mesmo tempo, serão também substituídas todas as árvores que se encontram em declínio ou mal formadas, que proporcionam potenciais pontos de risco para pessoas e bens e/ou obstáculos à mobilidade, conforme levantamento efetuado pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Faro.
A autarquia refere ainda que o investimento se insere «no esforço contínuo do município na reflorestação do concelho, que permitiu a aquisição de mais de 1000 árvores nos últimos três anos».