Câmara de Portimão quer requalificar o Parque da Juventude em 2023

  • Print Icon

A Câmara Municipal de Portimão está a ultimar o lançamento de um novo concurso para a Requalificação Paisagística do Parque da Juventude em 2023.

A Câmara Municipal de Portimão está a ultimar o lançamento de um novo concurso para a Requalificação Paisagística do Parque da Juventude e Construção do Parque Radical de Portimão.

Esta será a segunda vez que o procedimento público será lançado depois de em 2020 não ter sido possível adjudicar a empreitada, uma vez que as empresas que apresentaram propostas fizeram-no a um preço superior ao valor base do concurso, na altura orçamentado em 1,2 milhões, ficando desta forma o procedimento deserto, não sendo possível contratar as obras pretendidas.

A autarquia de Portimão aproveitou este revés para atualizar e rever o caderno de encargos destas duas intervenções, procedendo a uma atualização de preços na ordem de mais 50 por cento em relação a 2020, em virtude do concurso anterior ter ficado deserto e face às últimas circunstâncias que afetam a economia europeia.

A Câmara Municipal de Portimão assume que a Requalificação Paisagística do Parque da Juventude é uma obra extremamente relevante para o município, por incidir na área do principal parque verde de lazer e recreio da cidade que se encontra substancialmente degradado e desadequado às necessidades atuais, facto que tem limitado significativamente o seu potencial de utilização.

Por outro lado, a autarquia pretende através da construção do Parque Radical de Portimão, dotar a cidade de uma infraestrutura desportiva atualmente inexistente e que é há muito aguardada pela expressiva comunidade de praticantes das modalidades envolvidas.

Foi neste sentido, que foi aprovado na última reunião de câmara este novo concurso público, com um valor base 1,9 milhões, seguindo-se agora os procedimentos formais associados a este tipo de procedimento. Refira-se que esta deliberação teve os votos contra dos vereadores do PSD de Portimão.