Caja Rural del Sur assina protocolo de colaboração com AlgFuturo

  • Print Icon

Caja Rural del Sur assinou hoje em Faro um protocolo de colaboração com a associação empresarial AlgFuturo.

O início de uma nova parceria luso-espanhola arrancou hoje com a assinatura em Faro de um protocolo de colaboração entre a Caja Rural del Sur, líder no sector da banca cooperativa na Andaluzia e a AlgFuturo– União Empresarial do Algarve, uma associação já com tradição nas relações Algarve Andaluzia.

Da parte da Caja Rural del Sur, o protocolo é assinado pelo presidente, José Luis García-Palacios e pelo diretor-geral, Guillermo Téllez e pela AlgFUTURO, pelo presidente da direção José Vitorino.

Este acordo de colaboração financeira tem como objetivo apoiar os sócios da União Empresarial do Algarve, potenciando o desenvolvimento das suas atividades produtivas de forma a criar riqueza e emprego na região algarvia, em particular nesta fase de arranque pós pandemia.

A Caja Rural del Sur, com este protocolo, facilita os seus serviços, produtos e recursos financeiros, em condições vantajosas, aos membros da AlgFuturo, de modo a favorecer e melhorar o desenvolvimento das suas atividades.

À disposição dos beneficiários do Protocolo estão produtos de financiamento com condições bonificadas.

Ambas as partes valorizam o apoio aos projetos de investimento na região do Algarve, sobretudo nestes momentos difíceis de contexto pandémico.

Para fazer face a esta situação, o protocolo pretende estabelecer uma grande colaboração financeira com todas as empresas associadas da AlgFuturo, qualquer que seja a sua atividade.

Este acordo é o primeiro acordo de colaboração assinado pela Caja Rural del Sur com entidades portuguesas.

É firmado ao abrigo do compromisso desta instituição cooperativa, em fase de instalação no Algarve, com as políticas de responsabilidade social nas áreas geográficas onde opera.

Esta cooperação prevê-se profícua, sendo à partida uma opção estratégica feita pela Caja Rural Del Sur, tendo em conta a forte implantação da AlgFuturo, as boas relações que os seus dirigentes mantêm com as principais entidades andaluzas e o trabalho inovador que vem realizando, que é reconhecido por entidades nacionais e internacionais.

Ambas as partes estão certas de que esta cooperação constituirá um marco histórico no relacionamento destes dois espaços geográficos e que muito ainda há a fazer, nomeadamente para atenuar os efeitos da periferia.

«O nosso principal interesse é sermos úteis a Portugal, e não o contrário», refere José Luis García-Palacios, presidente da Caja Rural del Sur, no momento da assinatura do protocolo.

Considerando que a AlgFuturo tem no seu seio todos os setores da atividade económica, tem preocupações de caráter social e desenvolve permanentemente múltiplas iniciativas em benefício da região, os seus sócios apostam forte nesta parceria que favorece as duas partes.

Constitui para a AlgFuturo, nas palavras do seu presidente, José Vitorino, «uma oportunidade de aprofundar e consolidar as relações intensas entre as nossas regiões, que tive a honra de iniciar enquanto governador civil, e que são a melhor forma de combater a periferia geográfica dos nossos territórios face ao centro da Europa».

Sobre a Caja Rural del Sur

A Caja Rural del Sur é uma entidade cooperativa de crédito líder na Andaluzia, com presença nas províncias espanholas de Sevilha, Huelva, Cádiz, Málaga, Córdoba e Almería, estando agora também presente no Algarve.

Conta com uma equipa de mais de 1000 colaboradores especializados integrados numa rede de 316 agências.

Pertence ao Grupo Caja Rural – Banco Cooperativo, um dos principais grupos financeiros a operar em Espanha, que integra 29 cooperativas financeiras de crédito.

A robustez e solvência da Caja Rural del Sur é comprovada pela classificação creditícia a longo prazo de BBB+ atribuída pela agência de rating Fitch, posicionando-a entre as melhores entidades do sistema financeiro espanhol.