Biblioteca e Arquivo Municipal de Lagoa reabriram ao público

  • Print Icon

Modalidades de atendimento à distância continuam disponíveis.

A Biblioteca e o Arquivo Municipal de Lagoa reabriram ao público ontem, terça feira, dia 16 de março, depois do encerramento motivado pelo confinamento para contenção da pandemia COVID-19.

A reabertura destes serviços acontece de modo semelhante ao de maio do ano passado mas, desta vez, o serviço de entrega ao domicílio da Biblioteca continua a funcionar. 

As visitas presenciais à biblioteca podem ser feitas entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00. Para garantir o cumprimento das normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde pública, a entrada no edifício admite apenas um utente de cada vez e só até ao balcão de atendimento. Continuará ainda a ser privilegiado o acesso online.

O serviço de empréstimo de livros e de outros materiais disponibilizados pela Biblioteca de Lagoa continua a funcionar também na modalidade de entrega ao domicílio. Neste caso, as encomendas devem ser feitas través do telefone 282 380 436 ou por e-mail.

Quem solicitar este serviço deverá ter preparado previamente a lista do que pretende (até cinco livros e três DVD’s), identificando os respetivos títulos e autores.

Para fazer essa lista, os utentes podem consultar o Catálogo da Biblioteca, disponível aqui, ou pedir por telefone a colaboração do funcionário de serviço.

Devem ainda ter consigo o número do seu Cartão de Leitor ou o nome completo. O empréstimo será agendado e no dia e hora combinados será feita a entrega em casa. 

Ao mesmo tempo, o Arquivo Municipal de Lagoa também reabriu as suas portas, podendo ser visitado presencialmente entre as 9h00 e as 12h30, e das 14h00 às 17h30.

Os utilizadores deste serviço continuam a ter a opção de solicitar previamente qualquer esclarecimento ou informação, utilizando o telefone 282 380 435 ou o e-mail. Caso se justifique uma consulta presencial, será feito o respetivo agendamento. 

A decisão de reabertura destes equipamentos municipais surge na sequência do comunicado do Conselho de Ministros do dia 11/03/2021 e do decreto que regulamenta o estado de emergência.

Assim, para cumprir as recomendações das autoridades competentes no acesso aos espaços públicos cobertos, deverão continuar a ser adotadas, como práticas regulares, o uso de máscaras, a higienização das mãos e a observação de distância física entre as pessoas.