Bastonário reconhece boas práticas de VRSA no apoio psicológico

  • Print Icon

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) recebeu, na quinta-feira, dia 21 de novembro, a visita do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, e de alguns membros da delegação regional do sul, que vieram conhecer, in loco, o Núcleo de Estudo e Intervenção Psicológica (NEIP) do município.

Criado a 3 de outubro de 2007, o NEIP é um projeto pioneiro que presta, de forma totalmente gratuita, serviços de psicologia nas três freguesias do concelho de VRSA e integra uma equipa multidisciplinar constituída por psicólogos e uma terapeuta da fala, num total de nove elementos.

Numa filosofia de serviço público, ao longo dos anos o NEIP tem-se fortalecido através do desenvolvimento de parcerias com outras entidades do concelho, nomeadamente escolas, infantários, centros de saúde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Tribunal.

Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a visita do Bastonário representa o reconhecimento da visão estratégica do município na área da intervenção psicológica e valoriza os contributos que o NEIP tem prestado à população de todo o concelho, com maior incidência na comunidade escolar e população adulta».

De acordo com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, este «constitui um exemplo das boas práticas da intervenção psicológica atual que deve ser disseminado e replicado noutros municípios», apontando «a importância da administração local na promoção do bem-estar e das necessidades das populações».

A visita ao concelho de VRSA integra-se no âmbito do projeto «Trilhos da Psicologia», em que a Ordem dos Psicólogos Portugueses procura investir numa maior proximidade com os seus membros e com os seus locais de trabalho, desenvolvendo visitas institucionais e encontros com colegas de profissão.

Durante a iniciativa, a ordem reuniu também com vários profissionais que trabalham no concelho de Vila Real de Santo António, permitindo conhecer não só realidade do concelho, mas também partilhar e divulgar boas práticas, experiências e desafios enfrentados pelas equipas nos vários contextos em que atuam.

Nova edição do curso de Competências Parentais

O município de Vila Real de Santo António inicia, na quarta-feira, mais uma edição do curso de Desenvolvimento de Competências Parentais.

A iniciativa, que já se realiza há 12 anos, tem como principais objetivos dotar as famílias com ferramentas para promover o desenvolvimento de boas práticas em áreas como a educação, alimentação, segurança, organização e planeamento e gestão familiar.

O curso é dinamizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António em parceria com um conjunto de entidades como a CPCJ, Segurança Social, Administração Regional de Saúde do Algarve, Agrupamento de Escolas D. José I, Polícia de Segurança Pública, Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Tavira e a Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV).

A ação formativa decorrerá na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, entre os dias 20 de novembro e 20 de dezembro de 2019, e os módulos irão abordar temas como a segurança e prevenção da vitimização, violência no namoro, prevenção de comportamentos agressivos ou aditivos, Internet segura, bullying e cyberbullying, comunicação entre pais e filhos, sucesso escolar, entre outros.

Com esta nova edição do Curso de Desenvolvimento de Competências Parentais, a autarquia de VRSA está a contribuir para o desenvolvimento de práticas e interações familiares e parentais mais equilibradas.