Banhos Islâmicos de Loulé distinguidos com mais um prémio nacional

  • Print Icon

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana acaba de ser entregue aos Banhos Islâmicos de Loulé, o primeiro passo para o futuro Quarteirão Cultural.

A musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé recebeu na passada terça-feira, dia 31 de maio, mais uma distinção, desta vez o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de «Melhor Intervenção Inferior a 1.000 M2».

Criado pela «Vida Imobiliária» e com organização da Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa que tem o alto patrocínio do Presidente da República e que visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade.

A organização procura avaliar o contributo dos projetos urbanísticos para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social, assim como a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano.

Também o sector do turismo assume um grande relevo na reabilitação do centro das cidades, atraindo novos públicos e mais consumo.

Da autoria do arquiteto Vítor Mestre, especialista em reabilitação do património arquitetónico, a intervenção levada a cabo nos Banhos Islâmicos de Loulé, os únicos identificados até ao momento em território nacional, foi um trabalho de valorização patrimonial e turístico em pleno Centro Histórico, no Largo D. Pedro I.

Trata-se de um complexo público de banhos do final do período da ocupação islâmica do Algarve (terão funcionado entre os séculos XII e XIII), tendo sido ocupados no século XV como habitação.

Deste modo, esta intervenção pretendeu igualmente valorizar os vestígios arqueológicos da casa nobre do final do século XV e da muralha medieval e moderna.

A musealização dos Banhos Islâmicos constituiu uma intervenção «de grande relevância no âmbito daquela que tem sido a política de valorização do património cultural e permitiu alavancar o dinamismo turístico, económico e social que tem marcado a Zona Histórica de Loulé nos últimos anos», de acordo com a Câmara Municipal de Loulé.

Refira-se que esta é mais distinção para os Banhos Islâmicos de Loulé que, na passada semana, receberam o Prémio de «Projeto de Museografia» e o Prémio de «Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural», atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Os Banhos Islâmicos constituem o primeiro passo para a concretização de um dos principais projetos do município de Loulé: o futuro Quarteirão Cultural, na Zona Histórica de Loulé.