Prevê-se, assim, que as obras para a nova ponte da Praia de Faro comecem «muito em breve».
O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, no âmbito do Dia do Município, assinou, na passada quarta-feira, dia 7 de setembro, o auto de consignação da obra de construção da nova ponte de acesso à Praia de Faro.
A empreitada, adjudicada ao consórcio formado pelas empresas Extraco – Construccións e Proxectos, Sociedade Anónima – Sucursal em Portugal e Misturas Obras e Proxectos, S.A., vai representar um encargo total de mais de 6,5 milhões de euros (6.638.331,97 euros), cerca de 1,5 milhões de euros adicionais face à proposta inicialmente adjudicada.
Aprovada em Assembleia Municipal de Faro no passado dia 28 de julho, a revisão extraordinária de preços pretendeu dar resposta aos aumentos dos custos das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, com impacto na construção e nos custos dos trabalhos previstos nesta empreitada.
A obra tem um prazo de execução de 540 dias e, segundo a autarquia farense, «deverá ter início em breve e prevê a construção de uma nova ponte de acesso à Praia de Faro, que substituirá a atual e será localizada num traçado paralelo a nascente desta, a uma distância que acautela, entre outros fatores, a necessidade de execução dos trabalhos de demolição da ponte atual – cujos custos de remoção serão igualmente suportados pela autarquia, após a conclusão e entrada em funcionamento da nova estrutura, que vai cobrir uma distância de cerca de 180 metros, com um tabuleiro de 11 metros de largura».
Trata-se de um tabuleiro que vai acolher duas faixas para circulação automóvel, permitindo o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro, e dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a convivência da circulação pedonal com a ciclável.