Azeite algarvio alcançou medalhas de ouro e de prata.
O Azeite Virgem Extra Monterosa, produzido em Moncarapacho, evidenciou-se no New York International Olive Oil Competition, o mais prestigiado concurso da atualidade na área, onde participaram mais de 1200 azeites oriundos de 28 países, conquistando a medalha de ouro para o monovarietal Premium Cobrançosa, e de prata para o monovarietal Premium Maçanilha, assim como para o Premium Selection, que contempla uma mistura de variedades.
É já o décimo ano consecutivo em que o Azeite Monterosa consegue alcançar o ouro no concurso internacional de Nova Iorque, «num feito que denota bem a sustentabilidade da qualidade e excelência do produto e a sua visibilidade e reconhecimento a nível internacional».
Já no dia 26 de maio, o azeite obteve prémios na Ásia, no concurso internacional Olive Japan, que decorreu em Tóquio. Angariando três medalhas de ouro, desta feita para os dois monovarietais Premium Cobrançosa e Premium Picual e para o blend Premium Selection. O monovarietal Premium Maçanilha arrecadou uma medalha de prata, neste concurso em que participaram mais de 800 azeites oriundos de cerca de 25 países.
João Dâmaso, diretor e sócio da empresa, afirma que «a obtenção, colheita após colheita, de um azeite de excelência é o foco principal da marca Monterosa. Não menos importante que o patamar da qualidade é o nosso compromisso com a sustentabilidade e a economia circular, em todas as etapas do processo de produção. Todos os nossos azeites são produzidos seguindo um rigoroso sistema de Produção Integrada que garante o respeito pelo ambiente e pelo consumidor».