As autoridades apreenderam, na última madrugada, duas embarcações com 8,6 toneladas de haxixe, durante uma operação de combate ao tráfico.
A Marinha, a Autoridade Marítima Nacional, a Força Aérea Portuguesa e a Polícia Judiciária (PJ), no âmbito de uma operação das autoridades em águas internacionais a sul de Portugal, identificaram e apreenderam duas embarcações de alta velocidade, semirrígidas e equipadas com motores de elevada potência, suspeitas de transportarem produto estupefaciente.
Na sequência de uma missão de rotina de patrulhamento marítimo da Força Aérea, na qual foram monitorizados movimentos suspeitos das embarcações, foi concretizada uma operação de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações que se encontravam juntas, a cerca de 70 milhas náuticas, equivalente a 130 quilómetros da costa.
A abordagem efetuada por uma embarcação da Marinha operada por fuzileiros, permitiu a interceção, a detenção dos tripulantes e a apreensão do produto estupefaciente, haxixe.
Já a segunda embarcação foi intercetada pela Polícia Marítima a cerca de 80 milhas náuticas, aproximadamente 148 quilómetros.
As embarcações foram conduzidas para o porto de Faro, por se tratar do local mais próximo da abordagem, a fim de se efetuarem as subsequentes diligências de investigação.
Desta ação, acabou por resultar a apreensão de cerca de 8600 quilogramas de haxixe, mais de oito toneladas, assim como a detenção de oito indivíduos do sexo masculino, entre os 34 e os 40 anos.
Os detidos vão ser presentes à Autoridade Judiciária competente, sendo que a investigação prossegue a cargo da PJ.