Arquivistas e bibliotecários vão reunir-se em Faro no congresso da BAD

  • Print Icon

Faro acolhe o 14.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD).

Aproximar comunidades, definir estratégias, criar espaços de aprendizagem, colaborar para uma sociedade aberta e sustentável, preservar a memória digital, valorizar a cocriação, desenvolver infraestruturas, acompanhar as novas tendências e pensar em novos serviços e funções, são alguns dos tópicos propostos a debate para o 14º Congresso Nacional da BAD, sob o tema agregador «Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje».

Os profissionais da informação e da documentação enfrentam novos desafios que testam constantemente o seu desempenho e das organizações a que pertencem.

A transformação digital a que se assiste e que se atravessa obriga à definição e implementação de caminhos que acompanhem as novas tendências, provando a necessária intervenção social destes profissionais como agentes de mudança numa sociedade cada vez mais aberta.

Portanto, é preciso «agir hoje para salvaguardar o futuro», afirmam os profissionais da área.

Para discutir estes temas e as estratégias futuras a adotar, o evento conta a presença de oradores nacionais e estrangeiros de renome, como:

  • Helena Marujo (professora associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa);
  • Anne Gilliland (professora e diretora do Center for Information as Evidence, da Universidade da Califórnia, Los Angeles);
  • Richard Ovenden (diretor das Bodleian Libraries da Universidade de Oxford, autor do livro «Queimar Livros: uma história da destruição do saber», editado pela Editorial Presença);
  • Stephen Pinfield (professor de gestão de serviços de informação na Universidade de Sheffield, Reino Unido, diretor associado do Research on Research Institute);
  • Óscar Arroyo Ortega (chefe do Serviço do Livro, Arquivos e Bibliotecas do Governo de Castilla-La Mancha, Espanha);
  • Lindsay Matts-Benson (Teaching and Learning Program Lead University Libraries, University of Minnesota);
  • Giuseppe Vitiello (director, EBLIDA – European Bureau of Library, Information and Documentation Associations);
  • Ragnar Audunson (Professor da Faculdade de Ciências Sociais. Departamento de Arquivística, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Universidade Metropolitana de Oslo);

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), fundada em 1973, é uma entidade sem fins lucrativos, Pessoa Coletiva de Utilidade Pública por Despacho de 7 de junho de 1988 e a única entidade representativa dos Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação portugueses.

Alinhada com o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável e Objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas, organizou em Faro, no Algarve, um evento sustentável, que possa contribuir para a sustentabilidade da região.