Armação de Pêra homenageia pescadores com exposição fotográfica

  • Print Icon

Está patente no edifício da Praça Velha de Armação de Pêra, desde segunda-feira, dia 8 de fevereiro, uma exposição fotográfica dedicada aos pescadores da vila, da autoria de uma artista local.

A fotógrafa Christine Baumkirch Miguel, responsável por esta mostra, retratou os pescadores da vila durante algum tempo, incluindo também «muitos dos que com eles trabalham e ainda alguns que nunca deixarão de o ser». 

A artista, que chegou a Armação de Pêra há mais de 20 anos, «sempre admirou a relação existente entre a pesca e a identidade da vila, até que recentemente decidiu prestar uma homenagem aos pescadores», explica a Junta de Freguesia.

O presidente da autarquia, Ricardo Pinto, comungava da vontade em homenagear os pescadores e acabou por ser surpreendido pelo trabalho da fotógrafa nas redes sociais.

Os retratos resultaram numa exposição fotográfica exposta no edifício da Praça Velha, em forma de homenagem a quem, há mais de 400 anos, estabeleceu uma armação de atum na outrora designada Baía de Pêra, dando origem a esta tão especial povoação.

Dezoito anos depois da última ação relevante desenvolvida na vila para beneficiar esta atividade e os seus profissionais – a instalação dos atuais apoios de pesca -, acontece na mesma data «a justa e merecida homenagem aos pescadores locais. Com esta iniciativa conseguiu-se ainda dignificar um edifício municipal que se encontrava há muito degradado».