Apreendidas duas toneladas de berbigão capturado ilegalmente em Olhão

  • Print Icon

Responsáveis colocaram-se em fuga.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) de Olhão da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu ontem, quarta-feira, dia 13 de outubro, duas toneladas de berbigão (Cerastoderma edule), em Olhão.

A GNR explica que «no decorrer de uma ação de fiscalização que visou a preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras, bem como a captura ilegal de bivalves, foram detetados pelo Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), vários indivíduos a exercer a apanha da referida espécie na Ria Formosa, fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol».

Segundo a Guarda, «grande parte dos bivalves apanhados não tinham o tamanho mínimo legal (2,5 centímetros), e aquando da abordagem dos meios marítimos da UCC, os indivíduos colocaram-se em fuga».

Desta ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação, a apreensão de três embarcações com os bivalves no seu interior e a identificação de três homens de idades compreendidas entre os 24 e os 26 anos, proprietários das embarcações apreendidas.

A captura de bivalves na Ria Formosa deve ser realizada «de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da atividade, permitindo que os mariscadores devidamente licenciados continuem a exercer a sua atividade», conclui a GNR.