Aljezur aposta em projeto-piloto contra o isolamento social

  • Print Icon

O Projeto Gota Aljezur tem como objetivo prestar cuidados de saúde imediatos a pessoas mais vulneráveis, minimizando o isolamento social.

A Junta de Freguesia de Aljezur e a empresa Tecnologias Imaginadas deram início na passada semana ao Projeto Gota Aljezur, uma parceria no âmbito social e de proximidade contra o isolamento, dedicada à população mais idosa e/ou pessoas com mobilidade reduzida.

Trata-se de uma iniciativa que tem como principal propósito disponibilizar à população da freguesia de Aljezur, de forma gratuita, cuidados de saúde imediatos com recurso à tecnologia.

O projeto-piloto arrancou com 15 pessoas: oito utentes da Santa Casa de Misericórdia de Aljezur, que usufruem do Serviço de Apoio ao domicílio e sete idosos referenciados pela Junta de Freguesia, que vivem autonomamente em habitação própria.

A estes 15 idosos selecionados, foram entregues dispositivos Gota Click2Care, uma solução tecnológica de teleassistência que permite: acompanhamento à distância por uma equipa de enfermeiros; acompanhamento de chamadas de urgência; acesso à localização do utilizador do dispositivo; alerta automático em caso de queda; e um botão SOS para acionar ajuda.

Na prática, a utilização diária destes equipamentos permite o acesso imediato a uma rede de cuidados de saúde, com capacidade para triagem e orientação dos utentes, mas também promove a qualidade de vida, segurança e conforto da população sénior de Aljezur, capacitando-os de um meio que lhes permita chamar auxílio, de forma simples e rápida.

Amélia Marreiros foi uma das 15 primeiras pessoas a aderirem ao Projeto Gota Aljezur, assegurando: «já não me sinto tão sozinha. Agora, basta carregar no botão do aparelho e sei que tenho logo ajuda. Não tenho palavras para agradecer este apoio».

Por sua vez, Eugénio Arez, presidente da Junta de Freguesia de Aljezur, referiu: «é com enorme orgulho que acolhemos o Projeto Gota Aljezur. Neste momento, todos os idosos e pessoas com mobilidade reduzida dentro deste projeto, sentem-se mais seguros ao terem sempre uma pessoa para as ouvir e desencadear um processo de ajuda, em caso de necessidade».

Nas suas palavras, temos uma taxa elevada de população idosa na nossa freguesia, e empenhamo-nos em projetos como este para conseguir corresponder cada vez mais às suas necessidades».

Em relação ao futuro do Projeto Gota Aljezur, o autarca afirmou acreditar «que o alargamento desta iniciativa a mais utentes será uma realidade a curto prazo, provando que o bem-estar dos fregueses é uma prioridade basilar, que pode ser cada vez mais concretizável com recurso à utilização da tecnologia no nosso dia-a-dia».

Para mais detalhes sobre este dispositivo, basta consultar o vídeo disponível aqui.