Plano resulta de «um longo processo participativo».
O município de Aljezur aprovou em reunião de Câmara realizada no dia 3 de março, o Plano de Ação para a Energia Sustentável e para o Clima – Plano de Adaptação às Alterações Climáticas.
Neste documento foi desenvolvida uma visão adaptativa do concelho às alterações climáticas, foram definidos objetivos estratégicos e identificadas vulnerabilidades climáticas prioritárias.
Segundo a autarquia, «trata-se de uma ferramenta importante para, de forma consciente, tornar mais eficaz a visão territorial e a ação do município num objetivo fundamental, de reduzir a pegada ecológica e a otimização da utilização dos recursos naturais, que nos são disponibilizados pelo planeta Terra».
O vereador António Carvalho considera que «Aljezur tem a sorte de ser brindado com uma envolvente natural única e de excelência e assim queremos continuar, pelo que contribuiremos de forma ativa para que este planeta seja respeitado de forma a melhorar a sua performance ambiental».
Este plano resulta de um longo processo participativo, não só dos serviços internos desta autarquia, como também de vários setores da sociedade aljezurense, «que trouxeram a este documento a sua visão, preocupação e proposta de ação».
O executivo local diz ser necessário «aprofundar o trabalho desenvolvido na Estratégia de Adaptação Local e do qual resultou a elaboração do presente plano», considerando que «em Aljezur existe assim mais capacidade para contribuir de forma ativa neste desígnio e na reformulação de políticas locais mais atentas às necessidades de hoje, para garantir o amanhã».