Aljezur apela à consciência no caravanismo e campismo selvagem

  • Print Icon

Autarquia espalhou outdoors pelo concelho.

A Câmara Municipal de Aljezur promoveu a colocação de oito mini outdoors que replicam uma campanha lançada pela Região de Turismo do Algarve sobre a rede de acolhimento ao autocaravanismo da região.

A mensagem pretende passar, «de forma positiva, um apelo à utilização dos espaços licenciados para o efeito». No caso de Aljezur, são dois: o Parque de Campismo do Serrão, e a Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) «Francelho on Wheels» em Tramelo, Alfambras.

Estes outdoors foram estrategicamente colocados em locais de passagem para as praias e normalmente procurados para esta prática.

Foi ainda lançado nas redes sociais do município um pequeno vídeo que pretende «demonstrar o impacto da prática indevida do campismo selvagem e autocaravanismo».

São, segundo a autarquia, «imagens que pretendem chocar, mostrando o resultado destas práticas por pessoas mais distraídas e menos cuidadosas num bem comum, um Parque Natural que deveria ser merecedor de um tratamento diferente. Bem sabemos que nem todo o autocaravanista e campista se retrata nesta fórmula, e é por isso que apelamos ao combate desta marca negativa e práticas ilegais neste território».