«Algarve», o primeiro perfume com viagem à alma da região

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Novo perfume «Algarve», fragância floral e cítrica da marca LEME é também uma homenagem aos navegadores portugueses que, em 1434, dobraram o Cabo Bojador.

Incitado pelo infante D. Henrique, o escudeiro Gil Eanes, natural de Lagos, foi o primeiro homem a dobrar, com sucesso, o Cabo Bojador, em 1434, local que marcava o limite conhecido da costa ocidental africana. 

O algarvio ficou na história dos Descobrimentos Portugueses e mais de meio século depois, nasce uma fragrância que homenageia o seu feito. Chama-se «Algarve», foi apresentado ao final da tarde de quarta-feira, dia 28 de junho, na loja Casa da Bli, na Quinta do Lago, e materializa-se em perfume e sabonete.

«Esta é uma viagem à alma do Algarve, muito além das praias pelo qual é conhecido. É uma fragrância floral cítrica que nos leva à descoberta do trilho olfativo local. Do aroma inebriante das laranjeiras e amendoeiras em flor, às notas quentes de um dia de verão, numa ligação ancestral, profunda e intemporal ao mar tão nosso. Esta é também a nossa homenagem ao Algarve e por isso criámos esta coleção», explicou ao barlavento Luís Pereira, fundador da marca LEME – Perfumes com Estória.

Sendo o sétimo perfume da marca, depois de outras seis fragrâncias também elas inspiradas nos Descobrimentos Portugueses, a escolha pelo Algarve parece ter sido óbvia. 

«A relação que temos é muito forte e é uma região fundamental para a história da navegação portuguesa. Depois de a primeira coleção, lançada no ano passado, ter corrido tão bem, com portugueses e estrangeiros a gostarem muito do projeto, fazia todo o sentido fazer uma fragrância ligada ao Algarve e à travessia do Cabo Bojador», acrescentou o responsável.

Mas não só, houve outro fator importante. Segundo o fundador da LEME, «trabalhamos com lojas importantes de turismo que vendem recordações portuguesas. A ideia era criar uma marca de perfumes para esse público, um produto com uma história gira, que fosse um presente interessante para oferecer a alguém depois das férias e que, neste caso, levasse o Algarve a outros países».

A base da fragrância, para a LEME, foi a laranja, a flor de laranjeira e a esteva. O objetivo era o de criar um perfume que remetesse para um Algarve «mais autêntico» e não apenas para a praia. Por isso, o resultado não poderia ser um aroma aquático, mais característico do verão. Quem ficou responsável por dar vida a esta ideia foi a perfumista Paula Gomes, da I-sensis perfume design, também presente na cerimónia de apresentação do novo produto.

«Também no marketing olfativo, o primeiro passo é o story telling. O que é que o Algarve nos transmite? Que fragrâncias identificamos? A laranja, a flor de laranjeira e o verão. O perfume tem essas notas quentes do calor com o âmbar e a baunilha. Depois tem notas de esteva, uma planta que existe muito na região. Também tem flor de amendoeira, tão característica e muito interessante e que acaba por dar um certo mistério ao perfume. Foi assim que construí a estrutura desta fragrância, com base nesta estória e nestas notas», referiu ao barlavento a cientista-perfumista responsável pela criação dos sete perfumes da LEME.

«Sou uma criativa da área de perfumes, uma designer olfativa. Um perfumista é como se fosse um chef de cozinha, que em vez de criar pratos, cria perfumes», disse ainda a doutorada em Engenharia Química, com especialização em Perfumaria.

Produzido em Portugal, o «Algarve» nasceu em meia dúzia de meses, «num processo relativamente rápido. Apresentámos cerca de 10 propostas com cheiros diferentes, todas inspiradas na temática dos Descobrimentos e da região, e esta foi amor à primeira vista. A recetividade foi muito positiva e as pessoas reveem o Algarve neste perfume. Esse era o objetivo», assegurou Paula Gomes.

Para quem é este perfume e para que estação do ano está pensado? «É para quem gosta destas notas da laranja e da esteva. É unisexo, como todos os nossos perfumes, mas este em especial é muito abrangente. Não é um clássico, mas acho que é para qualquer pessoa de qualquer idade», respondeu Luís Pereira. E pode ser utilizado em qualquer altura. «Tem o calor do âmbar, quase como se fosse um dia de verão. Portanto, o Algarve é ideal para a época estival, porque é fresco. Por outro lado, é para quem, no inverno, quiser recordar o espírito do calor. Diria que, para quem gosta destes aromas, encaixa-se bem no ano todo.

A cientista corrobora. «Devido às notas mais quentes que transmitem o calor, no verão, o cheiro desenvolve-se mais rápido. Para quem gosta de perfumes mais intensos, pode usá-lo no verão. Mas quem preferir fragrâncias mais suaves, pode escolher usá-lo no inverno», detalhou.

O perfume e o sabonete «Algarve» já estão disponíveis para venda em 60 lojas a nível nacional, com preços que variam entre os 45 euros e os 4,50, respetivamente. No Algarve podem ser encontrados em todas as lojas Casa da Bli, na Mar d´Estórias (Lagos) e na AUTÊNTICA (Sagres).

Para o futuro, a certeza que a LEME deixa é que a mesma fragrância vai estar disponível em outros produtos como gel de banho.

Perfumes não têm género

De acordo com Paula Gomes, cientista-perfumista da I-sensis perfume design, as fragrâncias não têm género nem idade.

«O facto de as classificarem um perfume feminino ou masculino, é apenas uma questão de marketing e comercialização. Depois há a tradição de que os perfumes para homem são mais frescos, mais cítricos, e os femininos mais florais. Na realidade, não têm género, são para quem gostar e se identificar com a fragrância. Aliás, as estatísticas dizem que a maior parte dos perfumes de homem são usados por mulheres. É uma realidade. Normalmente, os perfumes dividem-se em famílias olfativas para segmentar os gostos e os tipos. Por exemplo, os amadeirados são mais associados ao universo masculino, mas acabou de se criar uma família feminina, combinada com notas florais, porque havia muitas mulheres a apreciar esse género de notas. Assim como há homens que gostam muito do cheiro da baunilha e de outros aromas mais doces e balsâmicos.

No fundo, os perfumes não têm género, é uma questão de gosto», assegurou ao barlavento na apresentação oficial do perfume e sabonete «Algarve», na loja Casa da Bli, na Quinta do Lago, na quarta-feira, dia 28 de junho.