Durante o mês de agosto, numa parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, a Algar está a participar no projeto Ciência Viva no Verão em Rede. É o terceiro ano que a empresa responsável pelo tratamento, valorização dos resíduos urbanos na região participa.
Desta vez, propõe a realização de visitas guiadas à Estação de Transferência e Triagem de Faro/Loulé/Olhão (Loulé) e/ou ao Aterro Sanitário de Portimão.
Os visitantes serão acompanhados por um técnico que mostrará os processos de valorização e tratamentos dos vários tipos de resíduos urbanos recebidos nestas instalações: a triagem e encaminhamento das embalagens recicláveis para a indústria recicladora; o confinamento dos resíduos indiferenciados em aterro; o tratamento e valorização do biogás na Unidade de Valorização Energética e o tratamento e valorização dos Resíduos Verdes na Unidade de Compostagem, onde são transformados num composto orgânico.

O projeto Ciência Viva no Verão em Rede começa a a 15 de julho e só termina a 15 de setembro. É organizado há 23 anos pela Ciência Viva, em colaboração com mais de uma centena de instituições científicas, Centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas.
No total, são cerca de 800 ações para todas as idades e em todo o país, sempre na companhia de especialistas.
As visitas às instalações da Algar estão sujeitas a inscrição prévia no website do projeto.