Alcoutim vai ter ciclovia e centro de BTT até final de 2022

  • Print Icon

Ciclovia fará um circuito fechado pela EN122-1.

O município de Alcoutim viu aprovada, no dia 15 de março, uma candidatura ao Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) designada por «READY – Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo», na sua 3.ª Fase, que prevê a criação de uma ciclovia (pista ciclável e faixa ciclável) com cerca 6,73 quilómetros, dotando a vila de Alcoutim de uma rede de ciclovias.

A operação visa ainda a criação de um centro de BTT – infraestruturas de apoio (instalações sanitárias e local adequado equipado para a lavagem e manutenção de bicicletas, para pequenas reparações e afinações), com uma área de 193 metros quadrados.

A partir do centro de BTT seguirá a ciclovia que ramifica até ao centro da vila e fará um circuito fechado pela EN122-1, entroncando no CM 1055 que ligará a Corte Tabelião, intersetando nesse ponto a via Algarviana.

A conclusão desta obra está prevista até 31 de dezembro de 2022, tendo um investimento elegível de 732.625,93 euros, ao qual foi atribuída uma comparticipação comunitária (FEDER) de 512.838,15 euros.

O que se pretende é «o desenvolvimento do turismo ativo, a valorização do património natural e a consolidação das infraestruturas âncora existentes no Algarve, destinadas à prática da atividade de cicloturismo e pedestrianismo, procurando assim conseguir criar condições de sustentação económica nos territórios de baixa densidade».