Alcoutim firma acordo para evitar fecho sazonal da Pousada da Juventude

  • Print Icon

Protocolo foi celebrado com a Movijovem, entidade responsável por gerir a Pousada da Juventude local.

A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou recentemente, em reunião do executivo, a renovação de um protocolo de colaboração com a Movijovem, entidade responsável pela gestão da Pousada da Juventude de Alcoutim, com o principal objetivo de evitar o encerramento sazonal deste estabelecimento hoteleiro.

Nos termos do documento, a autarquia compromete-se a atribuir à entidade uma comparticipação anual no montante de 25 mil euros, correspondente a 9 por cento da taxa de ocupação anual da pousada.

Como contrapartida, a autarquia dispõe de um pacote anual de reservas de alojamento que poderá ser utilizado em qualquer unidade da rede nacional das pousadas de juventude.

A medida visa não só evitar o encerramento da pousada como, também, proporcionar aos munícipes e seus familiares, no âmbito de iniciativas promovidas pela autarquia, o acesso a condições privilegiadas de alojamento que proporcionem uma maior mobilidade, incentivando desta forma o intercâmbio cultural e turístico.

O presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves, considera que «a manutenção do funcionamento, durante todo o ano, da Pousada da Juventude de Alcoutim, contribui para incentivar o turismo no concelho».

«Por outro lado, é de ressalvar a importância estratégica que este imóvel tem tido e continua a ter, uma vez que está lá instalada a ZAP – Zona de Apoio à População, prevista no plano de contingência COVID 19 para o município de Alcoutim», salienta.