Alcoutim desafia idosos para o projeto «reabilitar para a vida»

  • Print Icon

Projeto utilizará tecnologia de realidade virtual.

O Município de Alcoutim e o Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa vão celebrar um protocolo de colaboração que visa implementar o projeto «reabilitar para a vida», onde se inclui, da parte da autarquia, a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de 9.093 euros à instituição.

Este projeto pretende usar a tecnologia da realidade virtual, nomeadamente óculos de realidade virtual e consola Nintendo Wii com plataforma de equilíbrio, como uma ferramenta na reabilitação e estimulação física e cognitiva dos seniores. Pretende-se promover um envelhecimento ativo e contribuir para o aumento do bem-estar dos idosos.

A estimulação cognitiva com recurso ao uso de realidade virtual, visa proporcionar várias experiências desde estimulações sensoriais simples, passando por visitas virtuais a museus, até exergaming (video-jogos que envolvem exercício físico), sendo a experiência de realidade virtual adaptada à capacidade de cada utilizador conforme venha a ser indicado no diagnóstico.

Nestas atividades lúdicas, os indivíduos praticam atividades leves e divertidas, de carácter terapêutico, que estimulam o seu sistema motor.

O projeto destina-se a pessoas com mais de 65 anos e vai ser implementado e acompanhado por uma equipa multidisciplinar, com psicólogo, terapeuta ocupacional, animadora sociocultural e apoio científico da Universidade do Algarve.

Segundo a edilidade, «as condições de execução e acompanhamento estarão sempre orientadas no sentido de uma preocupação constante no cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde no combate à COVID-19, o que poderá condicionar as atividades previstas».

Para inscrição ou obtenção de mais informações, os interessados devem contactar o Gabinete de Ação Social do município de Alcoutim, através do 281 540 559.