Albufeira expõe «Biomorfismo» na Galeria de Arte Pintor Samora Barros

  • Print Icon

«Biomorfismo / Forma natura» é o título desta exposição da autoria de Leonardo Defaria.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, terá patente, de 3 a 31 de maio, uma exposição de imagens visuais intitulada «Biomorfismo / Forma natura», da autoria de Leonardo Defaria, natural de Faro e licenciado em Artes Visuais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Esta mostra resulta de um processo de pesquisa artística que o autor desenvolve, centrado na desconstrução de formas orgânicas vivas.

O mote é encontrado em fragmentos da natureza animal, vegetal ou mineral. A representação visual desses elementos incorpora normalmente uma dualidade de técnicas no sentido de obter uma imagem visual artística una.

O biomorfismo decorreu da revolução científica (séc. XVI-XVIII), tendo sido abordado como uma ciência da forma e sendo hoje visto como uma ciência descritiva. Nas artes plásticas, modela elementos de design artístico em padrões ou formas que ocorrem naturalmente, resultantes da natureza e dos organismos vivos.

Os trabalhos desta tendência artística têm o aspeto da vida, são dotados de formas vegetais, animais ou humanas. Visualmente, as curvas e linhas frequentemente irregulares são omnipresentes e marcam a mudança. Deste modo, o biomorfismo pode resumir-se, artisticamente, como um sistema de modelagem em cultura usando imagens biológicas.

A exposição segue todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde, podendo ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h30. A Galeria encerra aos sábados, domingos e feriados.