Já arrancou a primeira fase da «Remodelação e Ampliação da Rede de Águas Residuais e Pluviais da Zona Norte de Paderne.
As obras alusivas ao projeto de «Remodelação e Ampliação da Rede de Águas Residuais e Pluviais da Zona Norte de Paderne» arrancaram no dia 11 de fevereiro, dividindo-se em duas fases.
A primeira fase abrange a zona de Aldeia dos Matos e desenvolve-se até ao Purgatório, passando por baixo da Autoestrada A2. Os efluentes gerados pela rede de coletores projetada serão transportados, totalmente por gravidade, para a rede de coletores existentes em Paderne.
A extensão total dos coletores a executar nesta primeira fase é de aproximadamente 9.100 metros, com um prazo de execução de oito meses
Já a Fase 2 desta obra, abrange as zonas de Lentiscais, Alcaria, Carrasqueiro e Ribeira de Alte.
Aqui, os efluentes gerados na área abrangida pela rede de coletores projetados para a segunda fase terão um transporte misto entre gravítico e elevatório, com final na rede de coletores existentes em Paderne.
Tendo em conta a topografia, foram previstas quatro estações elevatórias. Nesta segunda fase, a extensão total dos coletores a executar é de aproximadamente 18.200 metros.
Em conjunto, esta empreitada conduzirá a uma rede com um comprimento total de 27.300 metros e significa um investimento da autarquia no valor de 1.317.504,90 euros.
Segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, «a população de Paderne tem vindo a aumentar e esta obra há muito que se justificava. É um investimento avultado, uma obra desafiante, superior a um milhão de euros, complexa, mas que vem resolver diversos problemas que se fazem sentir nesta área. Somos um concelho a caminhar a passos largos para uma otimização de recursos e sinergias e cada vez mais ambientalmente são».
Após a conclusão desta empreitada, a rede total de águas residuais domésticas em Albufeira passa a ser de 320 quilómetros.