Albufeira prevê inocular 400 pessoas por dia no seu Centro de Vacinação

  • Print Icon

Centro de Vacinação de Albufeira já começou a vacinar a população.

O Centro de Vacinação COVID-19 Albufeira abriu à população ontem, terça-feira, dia 27 de abril, estando a funcionar no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira com a previsão de vacinar mais de 400 pessoas por dia.

Antes de iniciar funções, o Centro foi validado pelas entidades competentes e está apto para realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de enfermeiros, de um médico em permanência, outros profissionais de saúde, uma equipa da proteção civil municipal, agentes da polícia municipal e vigilância, bem como outros serviços e técnicos da autarquia.

Esta estrutura, sob a responsabilidade clínica da Administração Regional de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal, «reuniu todos os esforços no que se refere à cedência e adaptação do local, logística e materiais diversos necessários a uma boa funcionalidade».

À semelhança de todos os Centros de Vacinação, os primeiros utentes são os de grupos de risco e de faixa etária mais elevada. «Mas toda a população será vacinada», garante o presidente de Albufeira, José Carlos Rolo.

O Centro de Vacinação inclui uma área de receção, um espaço de admissão, um outro de espera (pré-vacinação), o local da vacinação, um de vigilância pós-vacinação e ainda uma sala de preparação das vacinas, uma sala de emergências e uma zona de pausa para os profissionais de saúde.

A edilidade refere que «o município de Albufeira continua a investir na prevenção de vidas humanas no contexto da pandemia COVID-19, com o objetivo de mitigar o impacto da infeção na comunidade, assim como garantir a vacinação segura e com qualidade».

Atualmente, os utentes com mais de 65 anos podem fazer o seu agendamento para a vacinação a partir do portal (aqui) e escolher o seu ponto de vacinação. Em caso de dúvidas, está ao dispor a linha COVID-19 Albufeira, através do número 800 219 289.