Albufeira celebra 25 de Abril «privilegiando as iniciativas digitais»

  • Print Icon

Programa que assinala o 47º aniversário do 25 de Abril no concelho de Albufeira, em tempos de pandemia, tem um formato diferente, «mais reduzido mas não menos significativo, privilegiando as iniciativas digitais para evitar o ajuntamento de pessoas», segundo o autarca José Carlos Rolo.

As comemorações começam no feminino: a investigadora Maria João Raminhos Duarte vai apresentar na sexta-feira, dia 23 de abril, às 14h00, uma conferência intitulada «A Resistência no feminino: arte e narrativa das insurgentes algarvias».

A oradora é doutorada integrada do Instituto de História Contemporânea/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e vai recordar as mulheres algarvias que se opuseram ao regime ditatorial e que, durante algum tempo, foram esquecidas e estiveram na sombra da História, não obstante terem sido alvo de prisão, perseguição e tortura, para além de terem tido um papel fundamental para que a democracia viesse a ser uma realidade, conferindo diversos direitos às mulheres. Esta conferência será online.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destaca que sempre foi «um democrata e as minhas preocupações estiveram sempre voltadas para o bem social. Importa nunca esquecer que é graças a este momento da história que se instaura o poder local democrático no nosso País, que permite a todas e a todos terem voz, terem um papel ativo sem discriminações e sem medo, que era a tónica de um tempo em que eu vivi».

Por isso, o autarca espera «que os jovens, fundamentalmente, acompanhem a conferência e que reflitam no valor simbólico das cerimónias, pois não viveram um tempo que lhes é impossível conhecer, mas devem ouvir com atenção para que nunca mais lhes seja retirada a liberdade de ser e de pensar, os direitos sociais e a possibilidade de sonhar».

Na noite de sábado, dia 24 de abril, realiza-se o espetáculo comemorativo «Zeca Afonso», da autoria do músico Pedro Jóia. O concerto vai ser transmitido online, a partir do Auditório Municipal de Albufeira, às 21h30. Tanto a Conferência como o Concerto vão ser transmitidos através dos canais de Facebook e YouTube albufeira.pt.

Já no dia 25 de abril, as comemorações começam às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, com o habitual Hastear da Bandeira com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Tudo ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

Depois, a encerrar o programa, decorre o V Duatlo de Ferreiras, que regressa à estrada com medidas reforçadas de segurança, circulação e vigilância.

A prova, que faz parte do Campeonato de Duatlo do Algarve, tem início marcado para as 10h30 do dia 25, junto ao Estádio da Nora.