AHRESP: restauração e turismo sentem dificuldades na contratação

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Mais de 80 por cento das empresas de restauração e quase 60 por cento das de turismo sentiram dificuldades na contratação de novos colaboradores este ano, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), hoje divulgado.

«Dados do mais recente inquérito realizado pela AHRESP indicam que 84 por cento das empresas de restauração e similares e 57 por cento das empresas de alojamento turístico sentiram dificuldades na contratação de novos colaboradores este ano», informou a associação, no seu boletim diário.

Segundo a AHRESP, a dificuldade no recrutamento de profissionais para os sectores da restauração e turismo «mantém-se como um dos obstáculos que pode pôr em risco a recuperação do turismo e da economia nacional».

«Embora esta dificuldade já tivesse começado a sentir-se antes da crise pandémica, a inatividade das empresas turísticas ao longo do último ano e meio deslocou trabalhadores para outras atividades económicas, agudizando o problema», referiu a associação.

Assim, a AHRESP considerou «urgente a criação de mecanismos que apoiem e facilitem a contratação e qualificação de recursos humanos», dado que «as pessoas são o ativo mais importante em qualquer atividade, em particular no turismo».

No mesmo boletim, a associação defendeu também a disponibilização de uma linha de apoio financeiro específica para a reabertura da animação noturna, depois de cerca de um ano e meio encerrados devido à pandemia de COVID-19, por forma a que bares e discotecas possam reabrir «com a qualidade do serviço» que «sempre» tiveram.

«Uma vez que estas atividades ainda se encontram encerradas por decreto legal, a requalificação dos seus espaços e equipamentos será uma necessidade absoluta, o que implica investimentos significativos para a tão esperada reabertura», apontou a AHRESP.