ACRA organiza Festival Cultural Maré Algarvia em Alvor

  • Print Icon

A Associação Cultural e Recreativa Alvorense está a ultimar os preparativos para o Festival Cultural Maré Algarvia, de 23 a 26 de novembro.

O Festival Cultural Maré Algarvia, organizado pela Associação Cultural e Recreativa Alvorense (ACRA), promete proporcionar quatro dias de atividades que destacam a autenticidade de Alvor. Desde danças e músicas típicas a oficinas interativas, o festival oferece uma imersão na herança cultural da vila.

O programa inclui uma sessão de improviso com o apresentador e «filho da terra» Pedro Fernandes, ginástica de manutenção para os amantes do fitness, provas gastronómicas, observação da biodiversidade da Ria de Alvor para os amantes da natureza e photowalk.

Para quem procura momentos de serenidade, haverá sessões de meditação e yoga, proporcionando uma pausa relaxante durante o festival. Vários momentos musicais animarão o festival, enquanto os entusiastas do desporto poderão participar no Padel Open House para uma introdução aquela modalidade.

As oficinas oferecerem a oportunidade de aprender sobre a arte dos nós de marinheiro, a empreita de palma, anzóis e costura, trazendo à vida as tradições marítimas locais.

Alvor ganha vida com a dança oriental, performances de street magic e experiências de stand-up Padel. A cultura cinematográfica também terá lugar com a exibição do filme «Pátio das Cantigas» de 2015.

A comunidade local participará no evento com dramatizações de músicas pelos «Serões da Aldeia» e uma atuação musical pela Escola da Bemposta. O Grupo de Teatro da ACRA irá apresentar várias performances que «encantarão» o público com as suas representações.

A Exposição Fotográfica durante todo o evento, «Retratos de Alvor: Histórias Vivas» e a mostra de trabalhos das utentes do centro de convívio adicionam uma dimensão visual à celebração, proporcionando uma visão da vida em Alvor.

«O Festival Cultural Maré Algarvia, nasceu da visão vibrante e apaixonada pela preservação das tradições e culturas locais. Este evento anual, que se tornou um marco na comunidade, foi concebido para celebrar e enaltecer a riqueza única da vila de Alvor, situada na pitoresca região do Algarve», refere a organização.

A inspiração para o festival emerge da profunda ligação de Alvor à sua história, património cultural e vida marítima. O objetivo primordial é oferecer uma experiência imersiva que não apenas entretenha, mas também eduque e promova a apreciação das tradições e riquezas locais. A celebração inclui performances artísticas, atividades interativas e uma feira de antiguidades, onde as histórias do passado se entrelaçam com a vitalidade do presente.

Como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a ACRA está enraizada nos valores sociais e humanos, proporcionando momentos de convívio e partilha intergeracional. A sua missão é atenuar os desequilíbrios sociais, especialmente para aqueles cujas vidas foram dedicadas à pesca e à indústria conserveira.

O festival não é apenas uma celebração, é uma expressão coletiva do compromisso da comunidade em fortalecer os laços comunitários. Ao destacar as tradições e oferecer entretenimento para todas as idades, o evento cria um espaço inclusivo e diversificado. Este não é apenas um festival, mas uma celebração da identidade de Alvor, moldada pela sua comunidade e para a sua comunidade.

Para mais informações poderá acompanhar as redes sociais da ACRA: facebook (aqui) ou  no instagram (aqui).