A emoção do todo-o-terreno está de regresso com a Baja de Loulé

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A Baja de Loulé está de regresso à Serra do Caldeirão, entre os dias 27 e 28 de maio, onde são esperados cerca de 150 concorrentes.

A Baja de Loulé, a mais clássica das provas de todo-o-terreno nacional, a seguir à Baja de Portalegre, vai dentro de pouco tempo para a estrada, a realizar-se já nos próximos dias 27 e 28 de maio.

A prova volta a ter como palco as estradas, caminhos e estradões da serra do Caldeirão, passando também pelos municípios de Alcoutim, Tavira, S. Brás de Alportel e Almodôvar.

Elegível para os campeonatos de Portugal de Autos, Motos, Quads e SSV, será feita a receção aos concorrentes durante a sexta-feira, dia 26 de maio, com a instalação do parque de assistência e as verificações técnicas, tudo sito no Estádio do Algarve, mais uma vez o centro operacional da prova.

Será também nos terrenos à volta deste equipamento desportivo que será disputado, no sábado de manhã, dia 27, o prólogo, com 5.25 kilômetros (km), que irá definir a ordem de partida para o primeiro seletivo para todos os concorrentes.

Ambos os sectores seletivos de sábado e domingo da Baja de Loulé irão ter uma distância competitiva de 163 km, tendo a sua partida e chegada na pista de motocross da Cortelha, havendo lugar a um ponto de reabastecimento em Martim Longo, passando também por outros pontos habituais como Cachopo e Ameixial.

Serão cerca de centena e meia de concorrentes, divididos entre autos, motos, quads e SSV’s, que irão arrancar para a prova.

Nos autos, antecipa-se, desde já, o confronto entre os imponentes T1+, onde além dos já conhecidos do público nacional, estará ainda, pela primeira vez em solo nacional, um Mini, conduzido pelo campeão João Ferreira, e os ágeis T3 e T4.

Aos também animadores habituais como João Dias, Armindo Araújo, Luís Portela de Morais e Alexandre Pinto, a Baja de Loulé marca ainda o regresso do vencedor de 2021, Alexandre Ré, assim como o todo-o-terreno de Ricardo Teodósio, que alinhará com um carro inscrito pela PRK Sport.

Destaque também para a presença do ADESS com motorização elétrica pilotado por Mário Franco.

No que respeita às motos, o favoritismo recai no pluricampeão António Maio, que deverá enfrentar uma maior oposição por parte do vencedor da edição transata, Micael Simão, e de Martim Ventura, com o jovem piloto da Yamaha a ir à procura do seu primeiro triunfo em solo algarvio.

Nos quads, há que destacar o regresso do campeão João Vale depois do acidente sofrido na ronda de abertura, que contará com a forte oposição de Luís Fernandes, o atual líder do campeonato.

Já quanto aos SSV, espera-se mais uma grande batalha entre Roberto Borrego e João Monteiro, com nomes como Luís Cidade, Pedro Santinho Mendes ou o local Nuno Fontes decerto a querer ter uma palavra a dizer.

A destacar também a presença do Troféu Yamaha com os aguerridos Yamaha YXZ1000R.

A Baja de Loulé é uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égide das Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), com os apoios dos municípios de Loulé, Alcoutim, Tavira, S. Brás de Alportel, Almodôvar e ainda do Medronhito do Caldeirão.

Tem também o selo de ecoevento da Algar, sendo posto em prática um plano ambiental que visa minorar o impacto da prova no meio que a rodeia.

Todas as incidências podem ser acompanhadas através das redes sociais do Clube Automóvel do Algarve presentes nas plataformas Facebook, Instagram e Twitter, assim como no site oficial e através do Sportity (password LOULE23).